Estimados amigos, hoje começamos a sentir o verdadeiro frenesim provocado pelos jovens que chegam para as Jornadas Mundiais da Juventude. No curto passeio que efectuamos tivemos a oportunidade de ver o colorido especial da alegria juvenil pelas ruas de Madrid. Já vemos as cores dos diversos países e até já encontramos grupos portugueses. A festa em torno de Jesus Cristo já começou... e muitos outros estão a caminho para enriquecer ainda mais este grande acontecimento da Igreja.
Esta é a primeira JMJ que participo, um sonho antigo, que agora se concretiza. Assumi pelo sacramento da confirmação a condição de Apóstolo de Cristo, e tenho dedicado algum do meu tempo à pastoral juvenil a nível da paróquia, da diocese e ultimamente também no departamento nacional. Vejo as jornadas, não como uma meta, mas como uma etapa importante na minha maturidade cristã. Quero recolher desta experiência frutos importantes para colocar em prática no meio dos jovens. Quero que tudo o que vou receber seja partilhado e levado para a minha comunidade e que possa ser um impulso para uma pastoral juvenil mais forte. Quero trazer de Madrid, mais alimento e água viva, para continuar a caminhar.
Vamos viver momentos importantes em Madrid, é o maior contingente português presente numas jornadas e alegra-me poder celebrar em união com cada português a fé naquele que acreditamos ser o caminho para a nossa vida. A alegria aumenta ao saber, que teremos os bispos portugueses em sintonia com a dinâmica juvenil e desta forma possamos todos crescer, para que os alicerces sejam criados para um futuro verdadeiramente de esperança para a pastoral dos jovens. Acredito nas potencialidades destes jovens, muitos deles da geração de João Paulo II, mas cada vez mais familiarizados com Bento XVI.
No dia em que a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora dedicamos muito do nosso dia à oração por umas jornadas cheias de bênções e graças. Amigos peregrinos, façamos notar a presença portuguesa em Madrid, e deixemos uma marca muito positiva em cada local ou em cada momento desta JMJ. Firmes na fé, procuremos fortalecer a nossa amizade em Jesus na presença do Santo Padre e em comunhão com milhões de jovens vindos de todo o mundo.
Ricardo Fernandes
Fonte - DNPJ

Sem comentários:
Enviar um comentário