terça-feira, 16 de agosto de 2011

JMJ - Centenas de milhares de jovens no centro de Madrid para missa inaugural da JMJ



Jovens peregrinos aguardam o início das Jornadas Mundiais de Juventude na Praça Cibeles, em Madrid. Foto: Susana Vera/Reuters.

Centenas de milhares de jovens estão concentrados na praça Cibeles e nos arredores para acompanhar a missa inaugural da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madrid, que, a partir de quinta-feira, conta com a presença do papa Bento XVI.
Os organizadores estimam que até meio milhão de pessoas estão já na zona, com as principais ruas de acesso cortadas há várias horas para permitir a circulação dos peregrinos, jovens de todo o mundo.
Muitos chegaram às primeiras horas da manhã, colocando-se nos melhores lugares da praça assim que as 'portas' foram oficialmente abertas, cerca das 17 horas, três horas antes do início da missa.
Apesar do calor que se fez sentir durante toda a tarde, muitos dos jovens estão a cantar e a dançar depois de alguns, nos últimos dias, terem já enchido as ruas do centro e vários espaços dentro e fora de Madrid, onde estão alojados.
Entre os participantes na JMJ contam-se 13 mil portugueses dos quais a maioria, cerca de 8.000, chega hoje à capital espanhola.
A missa inaugural, presidida pelo cardeal Rouco Varela, arcebispo de Madrid, está dedicada liturgicamente ao beato João Paulo II, contando com 800 bispos, arcebispos e cardeais e 8.000 sacerdotes, vindos de todo o mundo.
A celebração constitui o acto inaugural da JMJ que termina no domingo.

Sem comentários:

Enviar um comentário