quarta-feira, 24 de outubro de 2012

58º Convívo Fraterno na Diocese


"Anda sempre Alguém por lá, junto à tempestade?"

Entre os dias 4 e 7 de outubro realizou-se no Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue em Proença-a-Nova o Convívio Fraterno 1195, 58º da diocese de Portalegre e Castelo Branco.
Numa noite quente, na “casa de sempre” (que nos acolhe há muitos anos), uma equipa coordenadora e alguns amigos de sempre acolhiam com um serão animado e cheio de sorrisos 35 jovens, muito jovens. Aí, no meio das dúvidas, houve o despertar para a primeira certeza: “Anda sempre Alguém por lá”, Alguém que nos abriga e nos acolhe nas nossas tempestades.
No primeiro serão fomos convidados a perceber que, à semelhança de um Ovo Kinder, seriamos, nestes três dias, interpelados a “sair do embrulho” e caminhar num encontro connosco e com Deus, para culminar no encontro com a “surpresa”: somos membros ativos da Igreja de Cristo e construímos diariamente a Missão que Deus rezou para cada um de nós.
Na fotografia “de família” não se consegue perceber a novidade. A novidade para quem participa pela primeira vez, a novidade para os elementos da equipa coordenadora e da cozinha, a novidade da primeira existência de uma equipa de oração! Pelo contrário, os sorrisos espelham a confiança de quem se abandona nos braços Dele e aí saboreia a alegria do Seu amor e da Sua paz, o convite a confiar, pois só Deus basta!
A medo e com algum cansaço, ao longo do primeiro dia, as dúvidas foram surgindo e começaram a ecoar no nosso coração as razões da nossa existência. Fomos questionados sobre o amor que Deus tem por nós e percebemos que Ele é uma constante na nossa vida, independentemente das nossas escolhas.
Pelo perdão de Deus, estes rostos foram aos poucos sendo substituídos pelo olhar brilhante de quem confia e se sente imensamente amado, especial e único. Embalados e acolhidos no abraço do Pai, reacendemos a chama da nossa fé.
Na certeza de que não somos super-heróis com poderes extraordinários, assumimos o compromisso de ser Igreja, na entrega total e gratuita às pequenas coisas que nos levam a ser Missão no nosso dia-a-dia e com a certeza que temos sempre uma “capa” protectora que é Jesus Cristo.
Para os 35 novos participantes, o Convívio Fraterno 1195 não terminou no encerramento do dia 7 de Outubro, pelo contrário, mantém-se a cada dia nas paróquias a que cada um regressa, com mais ânimo, mais militância e mais alegria no serviço, com mais Cristo nas mãos, com mais Cristo no coração.

A equipa coordenadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário