segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Unificados" em Cristo


Testemunho...
Sábado foi um dia diferente para a equipa do DNPJ pois pela primeira vez tivemos um momento de convívio e descontracção. Toledo foi a cidade escolhida para descansar, mas acabaria por ser muito mais do que isso. Foi uma autêntica catequese viva que no final do dia acabou por nos ensinar muito mais do que podíamos esperar.
Foto - DNPJ - Equipa em Toledo 
Entre muitos monumentos, tivemos a oportunidade de visitar 3 templos de 3 religiões distintas: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. Essa visita fez-me pensar um pouco sobre a relação entre as diferentes religiões e como é possível conviver entre todos se nos soubermos respeitar, aceitar as nossas diferenças, amando-nos uns aos outros como Jesus nos pediu num "mandamento novo". Dentro da própria Igreja Católica existem diferenças mas essa universalidade e diversidade de carismas não é um obstáculo, mas uma forma de enriquecimento espiritual e cultural. As Jornadas Mundiais da Juventude são o melhor exemplo dessa diversidade e universalidade da Igreja ao juntar centenas de milhares de jovens de diferentes países e culturas. Adaptando a conhecida expressão, somos todos diferentes, mas todos iguais no amor a cristo e na vontade de o dar a conhecer através de testemunhos verdadeiramente "firmes na fé".
Desde dia 8 em Madrid, a equipa DNPJ tem sido uma excelente aprendizagem de como esse Amor que nos move pode ser verdadeiramente unificador e enraizador. A 8 dias do fim das Jornadas sei que o Adeus às Jornadas e a esta equipa será muito difícil. Trabalhar lado a lado em prol dos milhares de portugueses está a ser uma experiência verdadeiramente marcante e inesquecível.
Espero por uma JMJ em Portugal para que muitos mais jovens possam trabalhar na organização de um evento como este e sentir a emoção e o Amor que estamos a sentir.
Miguel Mendes
Fonte - DNPJ

Sem comentários:

Enviar um comentário