quinta-feira, 18 de agosto de 2011

JMJ Madrid: Começou festa portuguesa


Mais de 10 mil jovens e 17 bispos portugueses estão reunidos desde o início da manhã no Madrid Arena, da capital espanhola, num evento organizado pela Igreja Católica no quadro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011.
Iniciado ao som da ‘Banda Jota’, o encontro tem sido marcado pelos gritos de “Portugal” e de “Viva o Papa”, enquanto se espera pela chegada de Bento XVI.

A primeira referência ao Papa foi sublinhada por uma salva de palmas e por um já espanholado “Benedicto”.
O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), referiu que os “jovens portugueses gostariam um dia de organizar” uma JMJ, frase sublinhada pelos presentes com uma longa salva de palmas.

“Em Jesus Cristo tudo encontra sentido”, afirmou, na celebração inicial, D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu e um dos responsáveis da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pelo acompanhamento da pastoral juvenil.
Álvaro José de Mendonça e Moura, embaixador de Portugal em Madrid, colocou a bandeira nacional junto da espanhola, no palco principal, gesto que levou a multidão a entoar o hino português.

“É um prazer poder receber-vos a todos em Madrid, testemunhar a vossa fé e o vosso entuasiasmo”, disse.
O diplomata afirmou que “nunca em Madrid se tinham visto tantas e tantas bandeiras portuguesas”.
Este responsável deixou votos de que os jovens levem de Madrid uma “vontade acrescida” para ultrapassar “os momentos difíceis que se vivem em Portugal”.

Presente no encontro esteve o diretor da Secção de Jovens da Santa Sé (Conselho Pontifício para os Leigos), padre Eric Jacquinet.
“Estamos muito contentes por estar aqui convosco”, confessou, antes de sublinhar que a JMJ “é um tempo de graça e conversão, que pode transformar a vossa vida”.
Os jovens presentes foram chamados, diocese a diocese, tendo concluído este momento aos gritos de “Portugal, Portugal”.

Sob o tema “Edificados sobre o Alicerce dos Apóstolos”, os peregrinos nacionais vão ainda poder trocar experiências e vivências de JMJ, para além de um momento de catequese que será proferido pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
Depois da eucaristia, às 12h30, o encontro terminará com um almoço no espaço envolvente ao Madrid Arena.

OC
Fonte - Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário