segunda-feira, 18 de abril de 2011

JAJ Portalegre




Decorreu, no passado dia 16 de Abril, no Seminário de Portalegre, a 5ª e última Jornada Arciprestal de Jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco neste ano pastoral. Com início às 10h da manhã, esta estendeu-se até às 22h, em doze horas de encontro com Deus e com os outros numa grande descoberta dessa incógnita que é a Amizade.


Este tema central da Jornada foi exposto pelo Pe. Rui Rodrigues, num misto de profundidade e boa disposição que deixou todos os jovens de olhos bem abertos e coração disposto para o dia que estava a começar. Desta exposição seguimos para uma discussão em grupos, a partir da leitura de um texto do Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, e que pretendia dar resposta a algumas das questões que surgem na nossa vida de mão dada com o sentimento, a experiência, o espaço que é a Amizade.




A esta manhã tão cheia, e depois de animado almoço partilhado, seguiu-se uma tarde não menos preenchida, em que fomos visitados pelo Bispo da Diocese, D. Antonino Dias e pelos jovens do Pré-Seminário que se deslocaram de Alcains. Estes últimos, acompanhados pelo diácono Nuno, deram-nos a conhecer de uma maneira divertida o que é o Pré-Seminário, as suas origens, identidade e objectivos.


Em seguida, preparada que foi a Via Crucis, pegámos na nossa querida e conhecida cruz e, fazendo as Estações da Via Sacra, seguimos até ao Calvário. Fechámos a tarde com a Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo e acompanhada com as guitarras de alguns dos nossos jovens na Sé Catedral de Portalegre. Regressámos ao Seminário onde nos esperava um muito simpático jantar oferecido a todos os participantes.
        Até às 20h30m foram chegando aqueles que nos acompanhariam na oração ao estilo de Taizé que, com a profundidade e serenidade de sempre, anunciou o fim do dia.





Nesta Jornada, a Amizade não se cingiu a um tema, conceito ou teoria, ela esteve presente e foi vivida nos cânticos, nas refeições partilhadas, nos sorrisos que nos marcavam a todos, na força comum que carregou a cruz até ao Calvário. Foi um dia em que aprendemos a cuidar da nossa amizade como de algo único no Mundo, dando-lhe o que de mais precioso temos – nós próprios. Um dia que marcou o íntimo de cada um na sua maneira de viver a Amizade. Um dia marcado pela forte presença do Melhor Amigo que está sempre ao nosso lado.

Nazaré

- Mais fotos na Galeria


Sem comentários:

Enviar um comentário