terça-feira, 5 de abril de 2011

Jovens de Educação Moral Religiosa Católica põem Escolas da Diocese a “mexer”


- A força do testemunho cristão –

Já se passaram alguns dias, mas a cor, a música e a alegria com que a Cidade de Castelo Branco foi invadida no dia 5 de Abril, ainda está muito presente nos jovens que vieram das várias escolas dos Arciprestados da diocese Portalegre – Castelo Branco. De igual modo está ainda presente nos jovens e menos jovens, que naquele dia se encontravam pela Cidade de Castelo Branco.
O desafio foi lançado, e desde o seu início, estava viva a esperança de que estavam reunidas todas as condições para que o “Dia Jovem EMRC” fosse um sucesso! E foi! Os esforços realizados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral juvenil e pelos professores de Moral de Castelo Branco e Alcains, coordenados pelo Padre Rui Rodrigues (director do Secretariado Juvenil e Vocacional da Diocese), para a realização de um encontro de jovens, procurando abrir novos horizontes e novas perspectivas sobre a “temática Voluntariado” (este ano celebramos o Ano Europeu do Voluntariado), resultou num dia de verdadeira animação, reflexão e “desinstalação” juvenil. 



Num tempo urgente na procura de sensibilizar os jovens para a necessária vivência dos valores cristãos, foi sob o valor do “Voluntariado” que se centrou toda a actividade desse dia, que teve como lema o título da música do Padre João Paulo Vaz, “Põe-te a Mexer”. Esse dia, não só “mexeu” com os jovens alunos de moral, como também “mexeu” com as escolas, outros alunos que não frequentam as aulas de moral, outros professores que não os professores de moral, padres da diocese de Portalegre - Castelo Branco, (que em grande número se fizeram presentes), comunicação social e outras pessoas da cidade, que se quiseram juntar a este grande evento que colocou tudo e todos “a mexer”… e como era desejado, também colocou a Cidade de Castelo Branco “a mexer”!

Assim os alunos, das várias escolas dos Arciprestados da Diocese Portalegre – Castelo Branco foram congregados na cidade de Castelo Branco e divididos pelas várias escolas da cidade e da Vila de Alcains. A Escola “João Roíz”, que se vestia de vermelho, recebeu os alunos vindos das escolas de Portalegre e da Sertã (1º grupo). Durante a manhã ouviram o testemunho do grupo voluntário “Diálogos” e jogaram um Paddy Payper sobre o Voluntariado. A Escola “Cidade de Castelo Branco”, vestida com a cor verde, recebeu os alunos vindos das escolas da Sertã (2º grupo), Cernache do Bonjardim e da Sobreira Formosa. Com eles, estiveram os grupos de voluntariados Beira Serra – Projecto “Com vidas” e “Focos de Esperança”. A Escola “Nun’Alvares”, vestiu de azul e recebeu alunos das escolas de Proença a Nova, Arronches, Alter do Chão, Gavião, Crato, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão. Depois do testemunho da Associação Cruz Vermelha e de um momento de questões, reflectiram o voluntariado em pequenos grupos, através de um jogo de palavras. Por fim, a escola “José Sanches”, de Alcains, vestiu de cor branca para recebeu os alunos vindos das escolas da Zona de Abrantes e Ponte de Sor. Com eles, esteve o Cón. Assunção, Pároco de Alcains, que falou sobre o voluntariado. No final da manhã, viram a peça de teatro “Era uma Vez…” sobre o voluntariado, orientada pelas Professoras Fátima André e Lucinda.

Depois da manhã em actividades nas escolas, após o almoço, os alunos seguiram em cortejo pelas ruas de Castelo Branco, em grande animação e folia, congregando-se no Centro Cívico de Castelo Branco, onde se pode ver um mar de cores e de juventude! Na animação da tarde, estiveram presentes a banda “Dinamite” e o Grupo de Precursão da escola “Cidade Castelo Branco”; o Grupo de dança e coreografia coordenado pela professora Ivone, vindos da escola “João Roíz” e o Grupo de Percussão, ginastas e malabaristas da Escola de Constância, todos eles coordenados directamente pelo Padre Rui Rodrigues. No final do encontro, as palavras amigas do Senhor Bispo, D. Antonino Dias, que falou aos jovens acerca da juventude do hoje e da sua importância no desafio do Voluntariado.
No final deste dia o sentimento de que os jovem “mexeram” com os jovens e a certeza de que podemos contar com eles para continuar a fazer festa em nome de Jesus Cristo. A força da sua alegria e da sua disponibilidade para assumirem, face aqueles que os rodeiam, a sua amizade com Cristo, demonstra o seu desejo de testemunho ao mundo procurando que todos saibam a fonte da sua alegria e disponibilidade: Deus!


O agradecimento incontornável a todos os jovens que quiseram estar presentes, ao Senhor Bispo Antonino Dias, ao Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional, aos professores da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica de Castelo Branco e Alcains, aos professores da diocese que se quiseram associar ao encontro, aos párocos que acompanharam os jovens das suas paróquias, às instituições que testemunharam a sua “experiencia” de voluntariado, e por último, mas não menos importante, agradecer aos Directores das escolas de Castelo Branco e Alcains; à Câmara Municipal; à Policia de Segurança Pública e à Protecção Civil, sem os quais (sem o seu esforço, disponibilidade e voluntariedade), o Dia Jovem EMRC nunca teria tido a força, a alegria e o testemunho cristão que se sentiu e viveu! A todos eles o nosso grande Bem-haja.



Um  DIA MEMORÁVEL!
Mais de 800 Jovens Católicos 
invadiram a cidade de Castelo Branco!


.
Mais fotos...Na GALERIA!

Sem comentários:

Enviar um comentário